segunda-feira, 3 de agosto de 2015

*Nossa Senhora do Pilar da Graciosa

Hoje o padre falou sobre Nossa Senhora do Pilar da  Graciosa, não conhecia , mas fiquei interessada e fui pesquisar . E trouxe os fatos do mesmo modo que eu li.

O título de N.Sra.do Pilar foi o primeiro dedicado a Maria e ainda em vida. Nossa Senhora apareceu sobre um pilar, em Saragoça na Espanha, para consolar a São Tiago que estava desanimado com sua missão e ainda disse que naquele lugar haveria de se construir um templo a ela dedicado, como se fez posteriormente.)

*A tradição em Antonina

A especial veneração a Maria chegou em Antonina por meio de duas irmãs, Maria e Tereza, há mais de 300 anos, onde veneravam a Nossa Senhora com rezas e terços que culminavam dia 15 de agosto (Dia da Festa de N.Sra. do Pilar)

*A Imagem

A imagem de Nossa Senhora do Pilar é uma preciosidade de mais de 300 anos que carrega com ela tantos pedidos e milagres. A imagem foi reproduzida a partir da estampa da qual as irmãs Maria e Tereza prestavam culto. Um fato interessante é que a estampa foi levada para ser encarnada na Bahia e de primeiro o escultor enviou uma outra imagem de Nossa Senhora imaginando que essa contentaria o povo, o que não ocorreu. A imagem foi mandada de volta e alguns meses depois veio a imagem encarnada a partir da estampa.

A IGREJA

Em 1714 o então capitão-mor das sesmarias da Graciosa, Manoel do Valle Porto, obteve permissão do Bispo do Rio de Janeiro para construção da capela dedicada a Nossa Senhora do Pilar. Feita de pedra e liga de argila, a Igreja foi erigida por escravos no seu estilo barroco português. Ao decorrer da história a Matriz passou por inúmeras reformas, destacamos a do Pe.Bernardo Peirik, onde a Igreja ganhou novos altares e o altar-mor de mármore.A "capela"foi elevada à categoria de paróquia em 02 de maio de 1719, apenas três anos após sua construção. Recebeu o nome de "Paróquia Nossa Senhora do Pilar da Graciosa" - devido ao nome das terras de Valle Porto "Sítio da Graciosa"
 Luciano Franquim (Fonte de pesquisa: Catolicismo Capelista - Pe. André Luís Buchamann de Andrade, relatos)




Oração a N.Sra.do Pilar

Virgem Senhora do Pilar, eis-me aqui na vossa presença para suplicar a vossa proteção e merecer os vossos favores. Se pecador eu sou em compensação Vós sois Mãe de clemência e misericórdia.
Qual pecador arrependido, eu me prostro a vossos pés; pelas minhas faltas, fui até hoje um filho ingrato, no futuro não mais será assim, eu Vo-lo prometo e ao querido Jesus que tendes em vossos braços.
Não mais quero pecar, e tudo quero fazer para que outros também vos conheçam e vos consagrem todo amor.
Ó Virgem Santíssima do Pilar sede sempre minha mãe protetora durante toda minha vida e na hora de minha morte.
Amém.

Nossa Senhora do Pilar,
rogai por nós!

Fundada em 1715, sua origem se confunde com a história da cidade.  Ganha importância por sua antiguidade. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná em 1999. Localiza-se na Praça Coronel Macedo – Centro. Inscrição Livro Tombo histórico: 122-II Processo Número: 01/95 Data da Inscrição: 08 de novembro de 1.999 Proprietário: Particular – Mitra Diocesana de Paranaguá




Nenhum comentário:

Postar um comentário