sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Outubro Rosa - Na cidade de Santos

A importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama será reforçada durante todo o mês no Outubro Rosa, com a intensificação dos exames na rede pública, a iluminação de prédios públicos, entrega de material informativo e diversas outras atividades.
Na edição deste ano, a novidade em Santos será o estímulo também para a realização do papanicolau para prevenir o câncer do cólo do útero. Estas e outras novidades foram anunciadas na tarde desta quinta-feira (1°), durante o lançamento da campanha no salão nobre.
Entre os destaques, o aumento em 30% no número de mamografias realizadas entre 2012 e 2014 e a inexistência de filas de espera para o exame. “Outro avanço que tivemos foi a entrega da nova sede do Instituto da Mulher e da Casa da Gestante, mais moderno e estruturado para realizar o atendimento”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa na cerimônia, ressaltando a importância da mobilização para aumentar a conscientização do público feminino.
A presidente do Instituto Neo Mama e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo, Gilze Francisco, ressaltou que parceria com a Prefeitura tem contribuído para o aumento do número de exames e da assistência às mulheres. “O Outubro Rosa é o ápice de uma campanha que dura o ano inteiro”. Ela divulgou que a entidade, em conjunto com a administração municipal, está elaborando um protocolo de atendimento às mulheres com câncer de mama.
Campanha
O Outubro Rosa tem como público-alvo as 34 mil santistas com mais de 40 anos e é uma realização da Prefeitura de Santos e do Instituto Neo Mama, com apoio da Marinha do Brasil, da Afip Medicina Diagnóstica e da Associação Paulista de Supermercados (Apas). 
Diagnóstico precoce
A realização anual do exame de mamografia ajudou a aposentada Maria de Fátima dos Santos, de 60 anos, a descobrir e a superar o câncer de mama. A doença foi diagnosticada precocemente em 2009 e vencida neste ano, após cirurgia e tratamento com quimio e radioterapia.
“Eu sempre aconselho outras mulheres a fazerem todos os exames, principalmente a mamografia. Se não fosse essa minha rotina, quando eu descobrisse a doença seria tarde demais”, conta ela, que fez todo o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) e é assistida pelo Neo Mama.
Saiba mais
Mamografias na rede municipal 
2014 – 14.877 exames 
2013 – 13.582 exames
Mortes por câncer de mama 
2014 – 71 óbitos 
2013 – 87 óbitos
Mortes por câncer do cólo do útero 
2014 – 15 óbitos 
2013 – 13 óbitos
Destaques da Programação
1º de outubro 
=> 19 horas – Inauguração da Iluminação Rosa alusiva à campanha – Paço Municipal, Palmeiras da Ana Costa, Fundo Social de Solidariedade, Capep Saúde e Pinacoteca Benedicto Calixto
5 de outubro 
=> 19 horas – Abertura da Exposição de Fotos no Shopping Pátio Iporanga
8 de outubro 
=> 10 horas – Flash Mob Outubro Rosa – Policlínica Bom Retiro
10 de outubro 
=> 16 horas – Jequiti Fashion Day em prol do Instituto Neo Mama – Shopping Jequitimar (Guarujá)
16 de outubro 
=> 9 horas – Aula de amarração de lenços no Instituto da Mulher
18 de outubro 
=> 9h30 – Início da concentração da 6ª Caminhada Outubro Rosa – Concentração em frente ao Aquário Municipal 
=> 17 horas – Jogo pela Vida - Santos X Goiás – Campeonato Brasileiro – Vila Belmiro 
=> 19 horas – Aula de Zumba no Clube de Regatas Vasco da Gama
20 de outubro 
=> 16 horas – Passeio de bonde com mulheres em tratamento
31 de outubro 
=> 15 horas – La Esmaltaria – Desfile com Arrecadação
A programação completa está disponível em www.santos.sp.gov.br/outubrorosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário